quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Ávana e Céu - Relatório - Dia 1

A partir de hoje teremos aqui a série de relatórios feitos por Diego Albuck sobre tudo o que aconteceu durante os três dias de gravações do episódio das personagens de Ávana e Céu. Veja o primeiro deles logo a seguir. Amanhã, às 21h, leia aqui o segundo relatório.

MANHÃ


A manhã de gravação do dia 21/12/09 foi de intensa movimentação. Fomos direto a fazenda Serra Seca, dos simpaticíssimos Sr. Euclides e D. Iraci que nos receberam com imensa alegria. Nós utilizamos vários móveis, roupas e utensílios domésticos, que eles não se intimidaram em nos emprestar para as gravações. Nem o automóvel de Sr. Euclides escapou das cenas, um jipe que era xodó dele, afirmava D. Iraci. As gravações aconteceriam na casa de D. Maria de Lourdes e sua filha D. Maria de Fátima que também nos receberam muito. Vale salientar que a fazenda Serra Seca fica perto de Vertentes, de onde se originou toda a família materna da atriz Janaína Gomes. Numa conexão com seu personagem Ávana, Janaína também estava revendo suas raízes, pois há tempos não visitava aquela região. Outra coincidência era que a mãe de D. Iraci era chamada de Céu.

Felipe estava todo afiado nessa gravação, pois tinha várias saídas caso o “Plano A” não fosse realizado. Kyara fotografava tudo sem pestanejar, cada ação era um flash. Sr. Ricardo estava ali sempre pronto para ajudar. As atrizes estavam concentradas, passavam sempre suas falas e faziam perguntas freqüentes acerca do texto e da entonação em cada ação.

Enfim, tivemos uma manhã cheia de surpresas e também de cenas engraçadas como Teresinha dormindo na van e segurando o isopor para que ele não caísse; além de Diego e Regina fugindo com medo dos bois e vacas da fazenda. E assim voltamos para Surubim para almoçar e nos instalar no nosso amado Hotel Cristal (Estávamos realmente na cidade de Cristal que era hotel, padaria, laticínios e etc.)

TARDE

Tivemos um almoço super agradável com poses de Kyara, a modelo fotográfica de óculos, que fazia caras e bocas enquanto aguardávamos o almoço. Acho que ela queria fazer propaganda da Ótica em que Auxiliadora Nascimento (Dora) trabalha. Felipe liberou a atriz Teresa Santos (Teresinha) para descansar e estudar seu texto, já que sua participação ocorreria no outro dia. Janaina e Regina também foram estudar, pois só teriam gravações mais tarde. Sr. Ricardo também foi liberado. Eu, Kyara e Felipe fomos fazer compras para as gravações e visitar Dora para avisá-la do ensaio que teríamos de tardezinha, já que as gravações com ela também aconteceriam no dia seguinte. Não só Janaína revia suas raízes, em meio às compras Felipe reencontrava seu amigo Aliandro que fizera teatro com ele.

Voltamos para o Hotel e começamos a gravar no quarto a sequência final do episódio. Era notável a segurança das atrizes Regina Medeiros e Janaína Gomes, porém o cansaço do dia abrasava as meninas e fazia, muitas vezes, Regina ficar insegura e ter um zelo crítico pela cena. Janaína se encontrava com dores de cabeça e isso a deixava nervosa. Além disso, houve batidas e barulhos externos que atrapalhavam a captação do áudio das gravações. Por isso, Felipe suspendeu a tentativa de gravação, que continuaria mais tarde. Assim, começou às 18:00h o ensaio com a atriz Auxiliadora Santos (Dora).

TARDE/NOITE

Eu, Regina e Kyara fomos convidados a sair do ensaio com a atriz Auxiliadora Santos (Dora) para deixar as atrizes Janaina Gomes e Dora a vontade. Depois de um tempo vimos o final do ensaio e ficamos todos embasbacados com a cena que estava prontíssima para se gravar. O nervosismo de Janaína sumira deixando Mirtes (seu outro personagem no episódio) ganhar forças juntamente com o semblante forte e ávido de Dora (Salete), que construíam a cena idêntica ao texto escrito. (Obs: Posso relatar isso de forma contundente, já que escrevi o episódio juntamente com Ruy). Encerrado o ensaio fomos jantar do jeito machadiano de ser no restaurante Capitu.

NOITE

O jantar foi divertidíssimo: conversamos sobre novelas, teatro, vida pessoal. Foi um momento em que pudemos nos entreter e nos deleitar uns com os outros. Voltamos para o hotel e já fomos direto recomeçar as gravações. Tivemos alguns ensaios antes para podermos compor a cena. Janaína se encontrava um pouco insegura, pois sabia que ia se deparar com cenas fortíssimas e que ia requerer grande interpretação dela. Felipe trabalhava as ações e reações trabalhadas na técnica. Era uma aula de direção e interpretação que partia da direção e das atrizes. Regina ainda continuava com seu zelo crítico. A dica de Felipe era para elas procurarem a intenção da personagem na cena e utilizar aquele cansaço físico e mental a favor delas. Janaína pediu para ir ao banheiro e voltou totalmente concentrada e pronta para gravar. A cena se desenhou como um quadro de pintura, Janaina entrou na personagem arrancando choro de todos os presentes, que ficaram emocionados com uma Ávana que acabara de descobrir que as três mulheres negras eram parte de sua família. Foi uma cena muito complicada em que Felipe monitorava tudo para que a composição não se perdesse. Vale registrar as congratulações para a atriz Janaína Gomes pela excelente interpretação.

A última cena exigia mais de Regina, momento em que Céu acalmava Ávana, tão complicada quanto a cena anterior. A autocrítica de Regina e as dicas de Felipe foram totalmente absorvidas pela atriz que compôs perfeitamente sua personagem, também arrancando aplausos dos presentes. Parabéns a Regina Medeiros pela dedicação a sua personagem.

Terminadas as gravações, já era hora de dormir, porque amanhã acordaríamos cedo para as gravações na fazenda. Eu e Felipe ainda ficamos acordados para planejar a seqüencia do dia seguinte e depois fomos dormir.

Texto de Diego Albuck
Integrante do GED e assistente de direção/produção

O episódio de Ávana e Céu de autoria de Diego Albuck e Ruy Aguiar, com as atrizes Janaína Gomes (Ávana e Mirtes) e Regina Medeiros (Céu). Atrizes convidadas: Auxiliadora Nascimento (Salete) e Teresa Santos (Dona Lila). Participação especial: Kyara Muniz (mulher no jipe) e Euclides (homem no jipe).

Um comentário:

  1. Eu nem pensei que teria ... Quem é esse hein?? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

    ResponderExcluir